Translate

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

ZENSURPOST IN BRASILIEN – CENSURA POSTAL NO BRASIL PERÍODO 1º E 2º GUERRA MUNDIAL, REVOLTAS E REVOLUÇÕES (1917 – 1972)



Aqui vai mais uma excelente dica de leitura do catálogo alemão: Zensurpost in Brasilien (Katalog der Zensur – und Pruferstempel, Verschlusszettel und Zensur – Beanstandungszettel), sobre as censuras postais militares e afins utilizadas nos períodos de 1917 – 1972, com várias ilustrações com 240 páginas. 

A excelente obra foi publicada e lançada na Alemanha, o conteúdo está em alemão e em português e tem como seu autor Jurgen Meiffert.

Podemos verificar nessa obra orientações de como iniciar uma coleção de censuras militares de várias épocas, bem como iniciar o estudo e o sistema classificatório dos principais tipos de censuras postais ocorridas no Brasil.

São mais de 200 páginas com carimbos que contam um pouco da história postal brasileira como a participação do Brasil na 1º e 2º Guerra Mundial, revoltas e revoluções ocorridas em nosso país, simplesmente imperdível.   

O catálogo ZENSURPOST IN BRASILIEN, trás a classificação das medidas de censuras:

1. CARIMBOS DE CENSURA: (Carimbos triangulares, carimbos retangulares, carimbos circulares, carimbos ovais, unilineares, bilineares, trilineares, quatrolineares e seislineares);

2. CARIMBOS DE INSPETOR: (Carimbos circulares, carimbos ovais, letras individuais, carimbos numéricos sem cercadura e carimbos retangulares);

3.  TIRAS DE FECHAMENTO: (Com brasão e texto padronizado, com brasão e texto diferente, sem brasão e texto padronizado, sem brasão e texto padronizado e indicação do local, censura policial, tiras com texto diferente, tiras sem sobrecarga (tira auxiliar), tiras sem sobrecarga, mas com carimbo de censura carimbado nela, tiras com texto padronizado na 2º Guerra Mundial e tiras da Força Expedicionária Brasileira (F.E.B).
   
Para os interessados em começar uma coleção sobre história postal com censuras militares, esta obra é uma referencia única.

Em artigo "CARIMBOS DE CENSURA EM SANTA CATARINA", publicado no Boletim Informativo nº 58 – AFSC -  (Agosto de 2008), pelo colecionador Roberto João Eissler, o mesmo menciona o presente catálogo “é uma bíblia do colecionador de censura postal brasileira. Não há melhor nem mais completo”.

Zensurpost in Brasilien (2012)
Referências:

MEIFFERT, Jürgen. Zensurpost in Brasilien. Katalog der Zensur-und Prüferstempel, Verschlusszettel und Zensur-Beanstandugszettel (1917 - 1972). 2. ed. Lohmar: Arbeitsgemeinschaft BRASILIEN e.V. im BDPh e.V., 2012.

Neste excelente site podemos encontrar várias publicações sobre a história postal brasileira e principalmente Alemã, trabalho este desenvolvido pelo Professor e amigo Wilson de Oliveira Neto:   http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Prezado Christian Bernardi,
    Muito interessante. Parabéns pela matéria!!!
    Abs,
    Cezar

    ResponderExcluir